Como Negociar Bem com Trump quatros (4) Princípios fundamentais para ser um bom negociador

Como Negociar Bem com Trump quatros (4) Princípios fundamentais para ser um bom negociador

Primeiro Princípio Fundamental: O estado mental e emocional rico de recursos, o foco e a paixão por vencer

O sucesso começa pela administração do estado mental e emocional do negociador. É o estado mental e emocional rico de recursos que permite que se mantenha o foco naquilo que se quer. E perder o foco é muito fácil e quem perde o foco se afasta da possibilidade de alcançar os seus objetivos. Segundo Chris Argyris, o foco caótico é uma das principais causas da baixa efetividade, mas além do foco caótico existem outros tipos de foco como o equivocado, o bode cego e o contaminado.

chama da paixão por vencer e é a paixão por vencer que faz com que as pessoas tenham empreendimentos ousados, pois sem paixão por vencer as pessoas acabam ficando na área do conforto. De acordo com Albert Ellis, o criador da Terapia do Comportamento Emotivo Racional, a paixão por vencer, que ele chama de determinação implacável, representa quase que três quartas partes da vitória.  E a autogestão pessoal é fundamental para o sucesso nas negociações, ou melhor dizendo, para quem quiser ter sucesso em qualquer área da vida.

2_Segundo Princípio Fundamental: A maioria das negociações se ganha ou se perde de acordo com a qualidade da preparação

A preparação é sempre fundamental e nunca é demais enfatizar que a maioria das negociações se ganha ou se perde de acordo com a qualidade da preparação. Já por volta de 1750, Benjamim Franklin dizia que: “Quem não leva a sério a preparação de algo está se preparando para o fracasso”. E a preparação tem três momentos importantes. O primeiro é ter clareza do que se quer. O segundo é saber como se conseguir o que se quer. O terceiro é conhecer bem as características da pessoa com quem se está negociando.

O fato é que quem está muito bem preparado consegue se sair muito melhor nas situações mais imprevistas e de adversidade. Para se fazer uma ótima preparação existe um instrumento que desenvolvi chamado Matriz de Preparação, que permite que se veja a situação pela ótica de todas as partes envolvidas e, inclusive, possibilita que se faça análise de risco da situação. É preciso estar preparado para o melhor, mas também estar prevenido para o pior. De qualquer forma, é sempre conveniente saber que a preparação também compreende o planejamento de tudo o que deve ocorrer até que se chegue à definição dos termos do acordo. Existem alguns instrumentos bastante úteis para a preparação de uma negociação, entre eles, o Campo de Forças de Kurt Lewin. E na preparação, conhecer as estratégias e táticas éticas e não éticas, de informação, tempo e poder, bem como o estilo comportamental do outro negociador, são fatores determinantes para o sucesso.

3_Terceiro Princípio Fundamental: O motivo dominante de compra

O motivo dominante de compra é aquilo que toca profundamente a emoção de uma pessoa e a faz tomar, quase que instantaneamente, uma decisão. Vejamos alguns exemplos.

Uma corretora de seguros estava tentando vender um seguro de vida para um executivo e não vinha obtendo o menor êxito. Até que numa de suas visitas percebeu, entre os livros do executivo, um livro de astrologia. Fez uma observação sobre o assunto e o executivo, imediatamente, abriu um grande sorriso e começou a falar sobre o assunto. E a partir daí, passou a fazer todos os seus seguros com esta corretora. Você pode não acreditar, mas existem executivos de sucesso que consultam livros de astrologia. Uma outra história é a de um casal, cujo marido foi transferido para trabalhar em outra cidade. Estavam procurando uma nova residência e já haviam feito inúmeras visitas, mas a esposa não havia encontrado nada que fosse do seu agrado. Até que, finalmente, ao se aproximarem de uma outra casa eles seguiram pela alameda e quando a vendedora abriu a primeira porta a esposa disse: “Abra aquela porta novamente”. A corretora fechou a porta e abriu e a mulher olhou para o marido e disse: “Esta porta range que nem a porta lá de casa. Eu já me sinto em casa aqui. Vamos comprar esta casa”.

4_Quarto Princípio Fundamental: A competência para fazer perguntas

Os bons negociados perres são bonguntadores e perguntam mais do que o dobro dos negociadores comuns. Perguntar é uma forma extremamente poderosa de colocar a mente para funcionar e obter respostas. O filósofo Sócrates, com a sua Maiêutica, já sabia disto. E o cientista Jonas Salk dizia que: “a resposta para qualquer problema preexiste. Precisamos fazer a pergunta certa para obter a resposta”.

Mas é sempre oportuno lembrar que para se fazer as perguntas certas é preciso estar bem preparado.


#BONU:  É preciso desenvolver competências comportamentais e hábitos para se aplicar o que se sabe e isto só é possível através de um treinamento inteligente em negociação.


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