Manejo em HIV e SiDA

Manejo em HIV e SiDA

 Exercícios sobre epidemia

1. Diferencie o SIDA do HIV?

R: O VIH é um vírus e a SIDA é a condição que pode decorrer da infeção por esse vírus. Assim, pode ter-se uma infeção por VIH sem adquirir SIDA, sendo muitas as pessoas com infeção por VIH que vivem durante anos sem desenvolver SIDA.


A SIDA ocorre quando o VIH condiciona danos importantes ou severos na imunidade (sistema imunológico) e é uma condição complexa com sintomas que variam de doente para doente.

2. Porquê se diz que HIV e um vírus de imunodeficiência?

R: Porque são vírus da imunodeficiência humana, que ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. 

3. Segundo o histórial como surgiu o vírus do HIV?

R: Ela surgiu a partir de um vírus chamado SIV, encontrado no sistema imunológico dos chimpanzés e do macaco-verde africano. Apesar de não deixar esses animais doentes, o SIV é um vírus altamente mutante, que teria dado origem ao HIV, o vírus da aids.

O SIV presente no macaco-verde teria criado o HIV2, uma versão menos agressiva, que demora mais tempo para provocar a aids. Já os chimpanzés deram origem ao HIV1, a forma mais mortal do vírus. 


4. Segundo os dados epidemiologicos qual e a faixa etária mais propensa em contrair o vírus do HIV e porquê?

R: Ministério da Saúde também aponta que a única faixa etária em que o número de casos de HIV é de 13 a 19 anos. Porque nessa faixa as adolescentes e jovens ainda não possuem informações e conhecimento suficiente sobre sexualidade e hiv-sida.


5. Diferencie o HIV1 do HIV2? 

R: As diferenças fundamentais entre as infecções HIV-1 e HIV-2 encontram-se no mecanismo da patogénese retroviral, que não é inteiramente clara ainda.

O HIV-1 e HIV-2 têm muitas semelhanças relativamente à sua replicação, modo de transmissão e manifestações clínicas da AIDS, porém eles apresentam algumas diferenças.

O modo de transmissão do vírus é igual para o HIV-1 e HIV-2 e faz-se pelo contato sexual desprotegido, partilha de seringas entre pessoas contaminadas, transmissão durante a gravidez ou contato com sangue infetado.

Embora se transmitam da mesma forma, o HIV-2 produz menos partículas virais que o HIV-1 e, por isso, o risco de transmissão é menor em pessoas infectadas pelo HIV-2.

 o HIV-2 tem uma carga viral mais baixa, a evolução da infecção tende a ser mais lenta. Isso faz com que o aparecimento de sintomas no caso da AIDS causada pelo HIV-2 também seja mais demorado, podendo demorar até 30 anos, em comparação com o HIV-1, que pode ser em torno de 10 anos.

6. O HIV2 e da África oriental ou ocidental? 

R: HIV-2 é limitado na maior parte a África ocidental.

7. Mencione os fluidos corporais que podem conter o vírus do HIV? 

8. Mencione as três fases patogênicas do HIV e descreva cada uma delas? 

R: Primeira fase: infecção aguda pelo HIV, Segunda fase: fase de latência e Terceira fase: Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS)

Primeira fase: infecção aguda pelo HIV

Quando a pessoa é infectada pelo HIV, a quantidade de vírus aumenta rapidamente. Após algumas semanas, muitas pessoas infectadas tem os sintomas de uma infecção aguda. Alguns sintomas dessa fase são:

Febre

▪ Emagrecimento

▪ Dor de garganta

▪ Diarreia

▪ Cansaço

Segunda fase: fase de latência

Cerca de nove semanas após pegar o HIV, as pessoas podem passar por uma fase chamada de latência. As células de defesa do corpo diminuem lentamente. Nessa fase, a pessoa com HIV pode ficar sem sintomas por vários anos.

Terceira fase: Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS)

Se não fizer o tratamento, a pessoa com HIV pode evoluir para AIDS, que é a síndrome da imunodeficiência adquirida. A pessoa com AIDS fica com a defesa do corpo muito fraca e pode ter alguns sintomas, como:

▪ Perda de peso grande

▪ Doenças oportunistas como tuberculose, pneumonia, alguns tumores, dentre outras. As doenças oportunistas são aquelas que aparecem por causa do HIV.

9. Sobre o SIDA Mencione os sinais sugestivos?

R: Em algumas pessoas os primeiros sinais e sintomas surgem algumas semanas após a infecção pelo vírus e são semelhantes aos da gripe, podendo desaparecer espontaneamente.

O sintoma mais comum da infecção aguda pelo HIV é a febre (38ºC a 40ºC), que ocorre em mais de 80% dos casos.

Aumento de linfonodos (ínguas) principalmente em axilas e pescoço.

Dores articulares, musculares e cefaleia.

10. Oque são células T CD4+ ?

R: Tá CD4+ são células de defesa, e que são os principais alvos do HIV, vírus causador da aids. Também desempenham também um papel importante na defesa contra microrganismos que não se reproduzem dentro das células, nem sobrevivem em fagócitos, incluindo vários tipos de bactérias, fungos e parasitas helmintos.

11. Mencione os objetivos principais da HAART instituída em 1997? 

R: HAART Tinha como os objetivos e fazer terapia pra o tratamento.

12. Fale sobre as formas de prevenção e redução de riscos por HIV? 

R: O meio mais simples e acessível de prevenção ao HIV é o uso de preservativos masculino e feminino em todas as relações sexuais. Os preservativos são distribuídos gratuitamente em unidades de saúde e também podem ser comprados em estabelecimentos da iniciativa privada, como farmácias e drogarias.

Para informações adicionais visita no link abaixo: 

https://saudemaisvida29.blogspot.com



Enviar um comentário

0 Comentários