Como Mudar Seus Hábitos Financeiros

Como Mudar Seus Hábitos Financeiros

Transformar o seu dinheiro em um meio para ampliar seu patrimônio exige não só estudo e conhecimento, mas que ele seja posto em prática por meio de hábitos financeiros saudáveis. Entre eles, podemos citar:

Não gastar mais do que se ganha

Esse é básico, porém essencial! Não assuma compromissos maiores do que aqueles com os quais você pode arcar. Sempre que estiver inclinado a contrair um novo gasto, analise se ele cabe no seu orçamento com folga e organize-se para não viver no limite.

Ter o costume de poupar

Por se tratar de um compromisso consigo mesmo e com mais ninguém, o hábito de separar uma parte da renda para poupança ou investimentos acaba sendo, muitas vezes, negligenciado. Isso é um erro, afinal, poupar deve ser algo sistemático, assim como o pagamento de outras contas. Dessa maneira, é possível atingir objetivos maiores de forma vantajosa, como veremos mais para frente.


Eliminar despesas desnecessárias

É nos pequenos gastos invisíveis e supérfluos que vive um dos piores inimigos do seu orçamento. Por isso, faça um diagnóstico das suas despesas e veja o que é possível eliminar — você poderá se surpreender com uma economia de 20 a 30% por mês. E mais: antes de adquirir qualquer produto ou serviço, analise o custo-benefício desse gasto. Ele é, mesmo, importante para você? Se não for, caia fora e guarde esse dinheiro para algo que realmente valha a pena.

Pesquisar preços

Hoje, essa tarefa se tornou extremamente fácil graças à internet, que permite não só comparar preços, mas também a reputação das lojas e vendedores. Com isso, é possível economizar de 10 a 20% no valor da compra e ainda evitar dores de cabeça, como um serviço mal prestado ou até mesmo um golpe.

Pagar à vista (e fugir dos juros)

Essa é uma ótima forma de barganhar descontos que, em geral, superam os rendimentos de qualquer aplicação financeira. Além disso, ao pagar à vista você evita os juros da compra a prazo, sejam eles explícitos ou embutidos no valor final do produto ou serviço.

Não comprar por impulso

Deixar de comprar por impulso fará um bem enorme ao seu bolso, à sua casa e ao planeta. Trata-se de abrir mão de uma satisfação momentânea — e, normalmente, desnecessária — em prol de algo que realmente lhe interessa, de forma duradoura.

Se você ainda não segue algum dos itens dessa lista à risca, não se preocupe: é sempre hora de rever sua rotina e melhorar. Lembre-se de que mudar de hábitos é difícil para a maioria das pessoas e que isso não costuma ocorrer de forma imediata. Comece prestando mais atenção a como você se comporta em relação às finanças e ajuste os momentos de falha. Ao perceber que errou novamente, persista.

O grande trunfo aqui é o autoconhecimento. Identifique os paradigmas que o levam a tomar decisões financeiras e avalie se eles refletem mesmo os seus valores ou se são apenas reproduções de padrões culturais absorvidos de outras pessoas. A frequência com que compramos um carro ou celular novo, ou o quanto nos sentimos pressionados a adquirir produtos, frequentar restaurantes e fazer viagens que estão na moda, por exemplo, estão entre os comportamentos “automáticos” mais comuns da nossa sociedade. Assim, faça uma “limpa” nesses modelos mentais e invista somente naqueles que fazem sentido para você.




Marketing Digital

Formula Milionário Automático | FMA

https://sun.eduzz.com/1233184?a=88114506


Enviar um comentário

0 Comentários