Rússia-Ucrânia notícias de última hora. Presidente francês diz estar pronto para negociar cessar-fogo e acusa Putin de "duplicidade"

Rússia-Ucrânia notícias de última hora. Presidente francês diz estar pronto para negociar cessar-fogo e acusa Putin de "duplicidade"

                                 24 de Fevereiro 2022

Presidente francês diz estar pronto para negociar cessar-fogo e acusa Putin de "duplicidade" De Xiaofei Xu da CNN em Paris O presidente francês Emmanuel Macron. (Olivier Hoslet/Piscina/AFP/Getty Images) O presidente francês Emmanuel Macron está se posicionando como o mediador entre a Rússia e a Ucrânia para um possível acordo de cessar-fogo. 

Acho que é minha responsabilidade, em primeiro lugar, tomar tais iniciativas quando forem solicitadas pela Ucrânia e, em seguida, condenando, sancionando, continuando a decidir e agir, deixar esse caminho aberto para que o dia em que o condições possam ser cumpridas, podemos obter a cessação das hostilidades para o povo ucraniano”, disse Macron em entrevista coletiva conjunta na sexta-feira em Bruxelas, após uma cúpula de emergência da União Europeia. Macron foi o primeiro grande líder ocidental a falar com o presidente russo, Vladimir Putin, após o início das ações militares russas. Eles falaram antes da cúpula – mas Macron admitiu que o telefonema não conseguiu muito, “já que o presidente russo escolheu a guerra”. Macron também acusou Putin de duplicidade, dizendo que ele e outros líderes europeus estavam discutindo "os detalhes da implementação dos acordos de Minsk" com Putin poucas horas antes de o presidente russo lançar a operação, referindo-se ao pacto de 2015 que estabeleceu um cessar-fogo instável em a região.

Presidente francês

Biden

EUA estão "em consulta com a Índia" sobre Rússia-Ucrânia De Manveena Suri da CNN em Nova Delhi O presidente dos EUA, Joe Biden, disse a repórteres na quinta-feira que os Estados Unidos estavam “em consulta com a Índia” sobre a questão da Ucrânia e da Rússia. Os comentários vieram em resposta a uma pergunta sobre se a Índia, um grande parceiro de defesa dos EUA, estava “totalmente sincronizada” com os Estados Unidos, com Biden acrescentando: “Não resolvemos isso completamente”. A Índia tem uma amizade histórica com a Rússia. Ao mesmo tempo, sua parceria estratégica com os EUA cresceu em um ritmo sem precedentes nas últimas duas décadas. Também na quinta-feira, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, conversou por telefone com o ministro das Relações Exteriores da Índia, S. Jaishankar, enfatizando a importância de uma “forte resposta coletiva” à invasão da Ucrânia pela Rússia, disse um porta-voz oficial

“O secretário de Estado Antony J. Blinken conversou hoje com o ministro indiano de Relações Exteriores, Dr. Subrahmanyam Jaishankar, para discutir o ataque premeditado, não provocado e injustificado da Rússia à Ucrânia. O secretário Blinken enfatizou a importância de uma forte resposta coletiva para condenar a invasão da Rússia e pedir uma retirada imediata e cessar-fogo”, disse o porta-voz do Departamento de Estado Ned Price em uma leitura da ligação na quinta-feira. Após a ligação, Blinken twittou uma declaração semelhante, destacando a “importância de uma forte resposta coletiva à agressão russa”, acrescentando que “o ataque da Rússia à soberania e integridade territorial da Ucrânia é uma clara violação da ordem internacional baseada em regras”. Em resposta, Jaishanker twittou: “Agradeço a ligação de @SecBlinken. Discutimos os desenvolvimentos em curso na Ucrânia e suas implicações."



Enviar um comentário

0 Comentários