Como escrever um plano de negócios

Como escrever um plano de negócios

Esse conselho dos profissionais tornará o processo de elaboração de um plano de negócios mais fácil e menos stressante.


Escrever um plano de negócios pode parecer intimidante, especialmente quando você não sabe como começar. Ajuda saber que não precisa ser longo não estamos falando de trabalhos de ensino médio aqui, especialmente se for apenas para fins internos. E o processo de escrita também é muito mais fácil quando você sabe onde encontrar algumas das informações que você precisa.

Aqui está um conselho que irá ajudá-lo a escrever um documento completo e preciso.

1. Comece com as seções fáceis

plano de negócios típico inclui esses elementos:

  • Resumo
  • Descrição da empresa com a declaração da missão
  • Produtos e serviços
  • Público-alvo
  • Análise de mercado
  • Análise competitiva
  • Operações e gestão
  • Estratégia de vendas e marketing
  • Plano financeiro

Você provavelmente sabe um pouco disso fora do topo da sua cabeça, então aqueça-se começando com essas peças.

2. Crie uma persona de público-alvo

Também conhecido como "avatar", o processo de criação de uma persona de público-alvo ajuda a dar-lhe clareza sobre quem comprará seu produto ou serviço. Começa com a pesquisa. Isso é importante porque as especificidades do público-alvo influenciarão e orientarão sua estratégia de vendas e marketing.

Dave Lavinsky, presidente da Growthink, recomenda obter informações demográficas sobre potenciais clientes, gerando relatórios para URLs do site concorrente na SimilarWeb e Alexa.

"Se você opera um negócio de tijolos e argamassa que atende clientes locais, vá até a página fatos rápidos do censo dos EUA e digite seu CEP para encontrar os perfis demográficos das áreas que você está servindo", acrescenta.

Os dados do Audience Insights de sua página de negócios no Facebook fornecerão informações valiosas, assim como as ferramentas de insights do cliente SparkToro e Audiense.

Use as informações demográficas que você encontra sobre potenciais clientes nesses sites, juntamente com outras pesquisas, como pesquisas, conversas individuais e grupos focais, para criar essa única pessoa — sua persona de cliente — que melhor representa seu cliente-alvo.

3. Fique esperto sobre sua indústria e mercado

"Qual é o valor de mercado, como funciona, quais são as necessidades e quem são seus concorrentes diretos e indiretos? Você precisa entender os ins e outs de como o mercado funciona e como o lucro é feito", diz Zohar Gilad, CEO e co-fundadora da InstantSearch+.

Comece com o balcão de referência da biblioteca local, aconselha Linda Murray Bullard, estrategista-chefe de negócios da LSMB Business Solutions. "O escritório local de Administração de Pequenas Empresas ou o centro de desenvolvimento de pequenas empresas tem uma riqueza de informações que podem ajudar também, e alguns até farão a análise de mercado para você", diz ela.

Lavinsky também recomenda procurar informações de mercado em sites de associações do setor e em relatórios de pesquisa disponíveis online. Além disso, verifique os periódicos comerciais, bem como o Bureau of Labor Statistics e o Census Bureau.

4. Conheça, Entenda e Analise sua concorrência

Sua pesquisa sobre produtos ou serviços competitivos e preços, combinada com o conhecimento de como os clientes os percebem, ajudará a moldar seu produto e posicionamento.

Reuben Yonatan, fundador e CEO da GetVoIP, recomenda categorizar os concorrentes como primários e secundários. Aprenda o máximo que puder sobre seus principais concorrentes, porque eles muitas vezes representam seu objetivo final, mas não negligencie os outros. "Com concorrentes secundários, extrair o máximo de discernimento possível. Por exemplo, tente determinar por que eles não estão no topo da cadeia alimentar. Poderia ser o preço deles?", diz ele.

Relacionado: 7 passos gigantes: noções básicas do plano de negócios

Converse com seus fornecedores e clientes e estude seu site, materiais de marketing e comunicados de imprensa. Como as oferendas deles são diferentes das suas? Como eles são os mesmos? Essas informações ajudarão você a explicar sua diferenciação no plano de negócios.

5. Cavar os números

O principal objetivo do plano financeiro, diz Phil Santoro, co-fundador do estúdio de startups Wilbur Labs, é documentar quanto dinheiro você precisa para iniciar o negócio, e como ou quando o negócio vai gerar receita e lucro.

Ao criar o plano financeiro, ele determina onde a empresa quer estar em três a cinco anos, então constrói um roteiro para chegar lá. "Trabalhar de trás para frente assim permite que você olhe para os diferentes fluxos de trabalho necessários para cada fase do negócio", diz ele. "O mais importante é que trabalhar para trás permite criar projeções baseadas em suposições alcançáveis. Um plano é tão bom quanto as suposições que entram nele."

Esta não é uma situação onde você quer adivinhar. Além de trabalhar com um contador, basee suas projeções financeiras em dados verificados dos relatórios da Dun & Bradstreet Business Ratios, diz a consultora de marketing Marsha Kelly, da Best4Businesses.com. "Essas informações verificáveis são confiáveis para fazer projeções de negócios e garantir aos investidores banqueiros a confiabilidade do plano de negócios", diz ela.

Outros recursos incluem LivePlan e Bizminer.

Além disso, considere obter ajuda de profissionais, especialmente no que diz respeito a questões regulatórias ou legais e planejamento financeiro. Você quer acertar, especialmente se você vai usar o seu plano de negócios para garantir financiamento bancário ou investidor.

Depois de escrever o plano, não o guarde. Pense nisso como um documento orgânico que cresce com o negócio. Por essa razão, você vai querer atualizá-lo e refiná-lo à medida que aprender e ter sucesso.

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