Iniciar um negócio online requer a mesma diligência que iniciar um negócio de tijolos e argamassa, além de alguns passos únicos.
Em muitos aspectos, a internet tem
nivelado o campo de jogo para os proprietários de pequenas empresas em todos os
lugares. Negócios online são relativamente fáceis de começar, sem o tipo de
custos in frontais que um negócio de tijolos e argamassa exige. No entanto,
essa relativa facilidade não significa que você pode simplesmente pular e
pendurar sua telha.
Como em qualquer negócio, você precisa
estabelecer uma base forte para o seu negócio
online. Embora as etapas abaixo não necessariamente precisem ser
concluídas em ordem, seu objetivo é fornecer-lhe uma base sólida o suficiente
para suportar o peso de seu futuro crescimento e sucesso nos negócios.
1. Avalie a viabilidade da sua nova ideia de negócio
Só porque é mais fácil começar um
negócio online não significa que nenhum custo esteja
envolvido. Assim como em um negócio com base física, o primeiro passo a dar com
seu negócio online é avaliar a viabilidade da sua ideia.
A ideia de negócio mais brilhante pode
ser mal sucedida se seu produto ou serviço não tiver mercado. Mesmo que você
tenha dado a solução para um problema que assola muitas pessoas, você está
apenas jogando dinheiro fora se o problema acaba sendo um que a maioria das
pessoas não se importam o suficiente para gastar tempo ou dinheiro resolvendo.
Com isso em mente, você precisa avaliar
sua ideia. A seguir, apenas algumas das perguntas que você precisa se
perguntar:
- Seu
produto ou serviço resolve um problema que clientes potenciais suficientes
têm?
- Seu
produto ou serviço fornece uma solução econômica para esse problema?
- As
pessoas estão dispostas a gastar dinheiro para resolver o problema?
- Quão
caro será alcançar as pessoas que precisam da solução que seu produto ou
serviço oferece?
2. Desenvolver um Plano de Negócios
Uma vez que você sabe que sua ideia é
viável, é hora de montar um plano de negócios abrangente. Mesmo que você não
planeje obter financiamento para o seu negócio, pelo menos não inicialmente,
ter um plano de negócios é valioso porque permite que você localmente quaisquer
potenciais colisões no caminho e planeje crescimento futuro e rentabilidade.
O trabalho que você fez na primeira
etapa lhe dá uma boa base a partir do qual desenvolver seu plano de negócios, e
vários recursos estão disponíveis online para ajudá-lo a montar os elementos
principais de um plano sólido.
Um plano eficaz irá ajudá-lo a
identificar seu mercado mais adiante, esclarecer seus objetivos, fornecer um
roteiro de marketing e ajudá-lo a tomar os tipos de decisões que podem
significar a diferença entre sucesso e fracasso.
3. Escolha um nome de negócio
Escolher o nome do seu negócio é um
passo importante no processo de inicialização. Como sua empresa funcionará
principalmente online, seu nome escolhido deve estar disponível para registro
como nome comercial em seu estado e dentro do espaço digital.
Isso significa que você precisará
verificar se o nome que deseja está disponível como:
- Nome
de negócio em seu estado
- Nome
de domínio
- Nome
de usuário em cada uma das plataformas de mídia social que você planeja
usar
Se o nome escolhido não estiver
disponível como nome de usuário de domínio ou de mídia social, considere
diferentes permutações do nome e lembre-se de que muitas extensões de nomes de
domínio além do ".com" original estão disponíveis. Além disso, é
importante verificar se seu nome e nome de domínio não estão implicando em
nenhuma marca registrada.
4. Decida sobre sua estrutura de negócios
A estrutura empresarial que você
escolher ditará os requisitos legais e fiscais que você precisa cumprir. A
maioria dos pequenos empresários escolhe entre as seguintes estruturas:
- Propriedade
única. Esta é a forma mais simples
de estrutura empresarial, mas sua falta de responsabilidade limitada
compensa sua simplicidade.
- Parceria. Embora
essa forma de estrutura de negócios possa atraí-lo se você estiver
embarcando em seu empreendimento com um parceiro, sua responsabilidade é
ilimitada como uma propriedade única.
- Sociedade
de responsabilidade limitada (LLC). A LLC
oferece responsabilidade limitada sem a complexidade adicional da
incorporação, tornando-a uma das estruturas de pequenos negócios mais
populares.
- Corporação. Como
uma LLC, uma corporação fornece responsabilidade limitada, e embora seja
mais complicado tanto para configurar quanto manter, pode ser uma boa
escolha dependendo de suas circunstâncias.
É sempre uma boa ideia consultar um
advogado para determinar a estrutura de negócios adequada para o seu novo
negócio. Como cada estrutura tem requisitos fiscais diferentes, você também
pode querer consultar um profissional tributário.
5. Cuide de todas as tarefas legais
Como um negócio de tijolo e argamassa,
você precisará arquivar todos os documentos apropriados de formação de negócios
e outros documentos para garantir que seu novo negócio tenha uma base legal
sólida. Isso inclui:
- Registrando
seu negócio com as autoridades governamentais apropriadas
- Obtenção
de todas as licenças e licenças necessárias
- Atendendo
a todas as exigências fiscais federais e estaduais, como a solicitação de
30% de identificação fiscal estadual e federal
Uma vez que esses requisitos variam de
estado por estado e da natureza do seu negócio, é importante fazer sua pesquisa
para que você atenda a quaisquer requisitos aplicáveis. Mais uma vez, muitas
vezes é útil consultar um advogado com experiência em startups de negócios em
seu setor particular para ter certeza de que você está no caminho certo.
6. Construa seu site e escolha seus métodos de fornecimento e cumprimento
O site de uma empresa online é tão
importante quanto a localização física de uma empresa de tijolos e argamassa, e
você deve colocar o máximo de cuidado nesta parte do processo de inicialização
como você faria se você fosse local e locação de compras.
Ao analisar como você vai construir seu
site, considere os processadores de pagamento disponíveis. Para muitas empresas
online, contratar um desenvolvedor de sites para ajudar a construir seu site
faz sentido para os negócios.
O host web que você escolher também é
uma consideração importante. Você pode ter um site de primeira linha, mas não
lhe fará bem se o seu host tiver muito tempo de inatividade ou se a velocidade
de navegar no seu site for muito lenta.
Além de conferir avaliações online,
considere pedir seus contatos pessoais e de rede de negócios. Outros
proprietários de negócios online, em particular, podem fornecer informações
inestimáveis sobre a confiabilidade de um host web.
Dependendo dos produtos ou serviços que
você estará oferecendo, você também precisará avaliar e escolher suas fontes de
fornecimento e inventário, bem como como você fornecerá seu produto ou serviço
ao seu cliente. Novamente, uma série de opções estão disponíveis. Dada a
importância de ter o inventário em mãos — ou um bom provedor sob demanda — e um
método confiável de preenchimento, gastar tempo de pesquisa adequado nesse
aspecto pode significar a diferença entre sucesso e fracasso.
7. Desenvolva e implemente suas estratégias de marketing de pré-implantação
É importante comercializar seu negócio
online enquanto você está trabalhando em cada uma das
etapas anteriores. Seu plano de negócios lhe fornecerá as informações
necessárias para desenvolver estratégias de marketing eficazes para o seu
potencial mercado. Não importa quais estratégias você
vá, é importante não economizar na implementação.
Ao aumentar a expectativa do
seu mercado-alvo para o seu lançamento através de mídias sociais e vários
métodos de publicidade, você estará abrindo caminho para um lançamento
bem-sucedido.
8. Lance seu novo negócio
Embora você não esteja
realmente "cortando a fita" do jeito que você pode com um negócio
físico, você estará fazendo isso metaforicamente quando você fizer o seu site
ao vivo e anunciar ao mundo que você está aberto para negócios.
Este anúncio pode ser feito
de várias maneiras, incluindo:
- Plataformas de mídia social
- Sua lista de e-mails
- Anúncios online
- Anúncios tradicionais
Durante a fase de
lançamento, você colherá os benefícios do trabalho que fez durante seu
marketing de pré-lançamento.
Claro, seu trabalho terá
apenas começado, mas ao passar por esses oito passos, você terá construído
uma base sólida para o seu negócio online.
Estabelecer as bases dessa
maneira significa que você pode dedicar seu tempo para executar e comercializar
seu novo negócio, em vez de lidar com os vários incêndios que podem surgir se
você tivesse negligenciado qualquer um desses passos importantes ao longo docaminho.
0 Comentários