Os empreendedores investem tempo desenvolvendo ideias de negócios que fazem algo melhor do que as opções disponíveis, aumentam a concorrência ou interrompem uma categoria. Aqui estão três passos que eles seguem ao identificar e buscar novas ideias de negócios.
As pequenas empresas produzem o dobro de
inovações que as grandes empresas e geraram mais da metade dos avanços do
século XX.
Isso não acontece por acaso. Startups bem-sucedidas
investem tempo identificando e
testando ideias de negócios que fazem algo melhor do que o que está
disponível, aumentam a concorrência ou interrompem uma categoria.
A maioria dos empreendedores segue três passos ao identificar e buscar novas ideias de
negócios.
1. Gerar a Grande Ideia
Para muitos, uma ideia de negócio
matadora vem da experiência pessoal. Os empreendedores vêem um problema que
ninguém mais resolveu, percebem que podem fazer algo melhor ou ter uma nova
abordagem para uma necessidade existente.
"Se você encontrar a necessidade e
pensar em uma maneira melhor de atender a essa necessidade, você tem um negócio
em potencial", diz Morgan Taylor, co-fundador do LetMeBank.
Julie Austin
criou suas garrafas patenteadas de água de pulso, Swiggies, depois que ela
desmaiou de desidratação enquanto corria. "Eu adivinhei que, se eu
precisasse, talvez outros também o fariam", diz ela.
Pergunte a si mesmo: No que eu sou bom? O que posso
oferecer que as pessoas pagarão?
"Se seu coração está no negócio, o dinheiro
seguirá", diz Willie Greer, fundador do The Product Analyst.
2. Determinar a viabilidade
Tem um palpite
de que sua nova ideia de negócio é o próximo Uber, Dollar Shave Club ou
Snuggie? Esperar. Você precisa mais do que bons instintos para ter certeza de
que seu produto voará das prateleiras. Empreendedores bem-sucedidos usam
pesquisas, dados e conversas com perspectivas para validar ou refutar ideias.
O fundador do
negócio, Neal Taparia, da Solitaired,
recomenda avaliar a viabilidade fazendo três perguntas:
- É grande o suficiente para importar?
- Como você mede o sucesso?
- Que problema está resolvendo?
Ron Stefanski, da YourHouseNeedsThis.com, usa o Google
Trends e o Google Ads para ver quantas pessoas estão procurando informações
relacionadas à sua ideia. "Se eu vejo a necessidade de testar as coisas em
um mercado, eu executo anúncios online apontando para um site que pede um
endereço de e-mail em vez de vender
qualquer coisa", diz ele.
Uma das
melhores maneiras de avaliar a necessidade e a demanda do mercado é ir direto
para potenciais clientes. Use uma ferramenta de pesquisa ou pegue o telefone e
faça perguntas que ajudem a validar o conceito.
A coach de negócios
online Luisa Zhou recomenda perguntar se os clientes estariam
dispostos a pagar pelo produto ou serviço. "Se eles estão hesitantes, você
pode precisar entrevistar mais pessoas para ver se sua ideia de negócio é boa ou não", diz ela.
"Se eles disserem 'sim' sem hesitação, você sabe que sua ideia pode se
tornar um negócio viável e lucrativo."
Erik Rivera, fundador do serviço de terapia online Thrive Talk, testou seu
conceito oferecendo a amigos e associados próximos uma taxa com desconto, solicitando feedback deles e de outros
usuários.
3. Transforme sua ideia em realidade
Quando a
pesquisa confirma que você tem uma ideia de negócio viável, você está pronto
para trazê-la à vida. Como você procede, e quão rápido, pode depender de seus objectivos e se você
está empregado. Muitos minimizam o risco lançando seu novo negócio como
um primeiro trabalho paralelo.
Foi o que Amy Finlay fez quando fundou a Edinburgh IFA, um serviço
regional que conecta consumidores com consultores financeiros. "Você pode
construí-lo gradualmente e saber que é viável sem ter que arriscar tudo desde o
primeiro dia", diz ela.
Embora você provavelmente não precisará de
escavações extravagantes para se levantar e funcionar, considere contratar
ajuda. "Lamento não ter feito isso antes", diz Dan Bailey, que
criou o WikiLawn, um mercado
residencial e comercial de cuidados
com gramados. "Eu mesmo lidei com tudo por meses e, quando precisei adicionar
funcionários, tive problemas para largar algumas coisas."
Consulte um consultor de
negócios confiável, também, para determinar o melhor formato para sua
nova entidade — corporação, empresa de responsabilidade limitada e assim por
diante.
Finalmente, seja honesto consigo mesmo. "Se sua
ideia não ajuda genuinamente alguém ou melhora a vida de alguém, é um projecto
de vaidade", diz Taylor.
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